COMO PLATINAR THE LAST OF US



Você ainda não platinou esse game e está tendo dificuldades? Tudo bem. Nós podemos lhe ajudar! Confira nosso guia Platinando The Last of Us:
THE LAST OF US

Ficha técnica:

Troféus de bronze: 7
Troféus de prata: 9
Troféus de ouro: 7
Troféus de platina: 1
Total de troféus: 24
Troféus online: 4
Tempo de jogo estimado: Entre 40 e 70 horas.
Dificuldade estimada: 3/5 (Dificuldade Considerável)
Vezes que precisa jogar o game: No mínimo 2 vezes.

Considerações: The Last of Us é um dos games mais queridos, aclamados e comentados de 2013. Na verdade, desde a E3 de 2012, para ser mais sincero. E, agora que o game está aqui, os platinadores de plantão já se encontram prontos para adicioná-lo à sua lista de games platinados. Para a surpresa de muitos, The Last of Us não é um jogo tão difícil de ser platinado. Há pouquíssimos troféus disponíveis, e a maioria deles é relacionado a itens colecionáveis e fechar em diferentes dificuldades, nada que um Guia de Platina não possa lhe ajudar. A parte mais difícil será fechar na dificuldade Survivor, mas até para isso se dá um jeito. Seria uma platina rápida, se não fosse por alguns troféus online, mas ainda assim não será nada difícil de se conseguir. Vamos ao guia:

Dicas de procedimento: Antes de lutarmos pela sobrevivência no caos pós-apocalíptico da devastação da humanidade pelo fungo cordyceps, vale a pena se atentar para algumas recomendações úteis que lhe ajudarão a poupar horas preciosas de sua jogatina. Leia com atenção:

a) The Last of Us possui quatro níveis de dificuldade, sendo que a mais difícil (Survivor) só estará disponível após fechar o jogo pela primeira vez. Há um troféu para fechar o jogo em cada dificuldade, inclusive Survivor, portanto, de qualquer forma, terá de fechar o game no mínimo duas vezes. Porém, na primeira vez, recomendo que escolha a dificuldade mais fácil, Easy. Não fará diferença nenhuma, pois, quando fechar pela segunda vez no Survivor, ganhará os troféus relacionados ao modo Normal e Hard. Fechar pela primeira vez no Easy apenas irá tornar diversos troféus do jogo muito mais fáceis.

b) Há muitos itens colecionáveis no game, escondido nos cantos e tal. Vasculhe muito bem cada centímetro de cada cenário, se quiser coletar tudo. O jogo é totalmente linear e nunca lhe permite voltar para cenários anteriores, de modo que, se deixou um item para trás, não poderá voltar mais. Para garantir que isso não aconteça, disponibilizarei vídeos indicando a localização de cada item colecionável do jogo, para que possa ir acompanhando. Além do mais, se esquecer algum item, após fechar o game, basta rejogar o capítulo específico e pegar o item novamente que estará valendo.

c) Há quatro tipos de itens colecionáveis no jogo. Os artefatos são documentos que contam mais sobre a história do jogo e o background dos personagens. Os pingentes de Vaga-Lume são apenas itens mesmo, sem valor real. Os gibis são outros itens colecionáveis. Já os manuais de treinamento, além de serem considerados itens colecionáveis, ensinam ao jogador novas técnicas e armas. Fora esses itens colecionáveis, há mais coisas a serem vistas nos cenários, como cofres para serem abertos, portas secretas para serem destrancadas e afins.

d) Vasculhando o cenário, adquira o máximo de peças e vitaminas que puder. As peças são usadas para tunar as armas e as vitaminas para incrementar as habilidades de Joel. Não se preocupe: não há peças e nem vitaminas o bastante para tunar Joel ao máximo de primeira, terá que fechar o jogo mais uma vez. Também não interessa quais armas ou habilidades escolher primeiro: terá de tunar tudo, posteriormente, para conseguir alguns troféus, e a ordem não faz diferença.

e) Encontrará portas trancadas que poderá arrombar usando uma faca. Como apenas é possível arrombá-las usando uma faca, tenha certeza de manter sempre uma faca disponível com você. Guarde sempre uma em seu inventário, pro caso de vir a encontrar uma porta dessas pelo caminho. Abrir todas essas portas faz parte de um troféu. Indicarei a localização de todas essas portas no decorrer do guia.

f) Também se atente às conversas opcionais. Há alguns momentos no jogo em que algum personagem terá algo para dizer, e aparecerá um sinal sobre sua cabeça. Nesses momentos, poderá chegar até ele e pressionar ▲ para conversar com ele. Essas conversas opcionais fazem parte de um troféu, então não poderá perdê-las. Há várias conversas opcionais disponíveis, e nem todas são necessárias. Eu indicarei a localização de cada uma das 37 conversas opcionais necessárias para o troféu (se encontrar uma conversa opcional não indicada aqui, pode conversar, só por curiosidade, mas não contará pro troféu). Preste atenção porque, em algumas delas, não aparecerá o balão indicativo! Mas é só acompanhar nosso guia.

Guia: Agora, vamos aos troféus, um de cada vez, de acordo com a ordem em que aconselhamos que sejam liberados (lembre-se, não é uma ordem obrigatória, apenas recomendada):

Lembre-se de começar a primeira jogatina na dificuldade Easy, para deixar alguns troféus mais fáceis. Vamos em frente com o guia:

O primeiro capítulo do jogo, Prologue, não possui qualquer item colecionável para ser coletado. Portanto, apenas siga em frente.

No capítulo 2, The Quarantine Zone, haverá ao todo 8 artefatos e 3 pingentes de Vaga-Lume (você já começa com 2 artefatos no seu inventário). Assista o vídeo abaixo para descobrir a localização de cada um deles:


Fora os itens colecionáveis, há mais algumas coisas a serem ditas aqui nesse capítulo:

No cenário 20 Years Later, o primeiro cenário do capítulo The Quarantine Zone, siga pela calçada da direita e encontrará um casal conversando. Aproxime-se dele e pressione ▲ para conversar com eles. Essa é uma das muitas conversas opcionais que terá de ter no decorrer do jogo para liberar um determinado troféu mais para a frente. Irei indicar a localização de todas as conversas opcionais no decorrer do jogo.

Mais tarde, no cenário Beyond the Wall, chegando à parte em que Joel e Tess chegam a um quintal repleto de mato (onde temos de pegar a escada), poderá ter mais uma conversa opcional, desta vez com a Tess.

Siga em frente.

No capítulo 3, The Outskirts, haverá ao todo 9 artefatos e 4 pingentes de Vaga-Lume. Assista o vídeo abaixo para descobrir a localização de cada um deles:


Fora os itens colecionáveis, há mais algumas coisas a serem ditas aqui nesse capítulo:

No cenário Outside, o primeiro cenário do capítulo The Outskirts, no interior do apartamento deles, vá até a Tess, que está olhando a chuva na janela, e tenha mais uma conversa opcional com ela.

Chegando ao cenário Downtown, assim que entrar no edifício do Capitólio, verá um corpo todo despedaçado no meio do corredor. Poderá ter uma conversa opcional aqui sobre o corpo.

Ainda aqui em Downtown, tem mais uma coisa. Logo após a parte em que Joel encontra o primeiro estalador do jogo (e é a Tess que dá conta do recado), entre na porta pelo qual ele veio e depois entre na porta à esquerda. Encontrará uma porta azul que estará emperrada, e que só pode ser arrombada usando uma faca de seu inventário. Tenha uma faca em mãos, e Joel conseguirá arrombar a porta. Essas salas são salas-bônus, que fornecem uma boa quantidade de itens. Como elas só podem ser abertas com facas, lembre-se de andar sempre com pelo menos uma faca sobrando no inventário. Como será necessário arrombar todas essas salas-bônus do jogo (são 13 no total) para conseguir um troféu, não deixe para trás nenhuma sala como essa. Indicarei a localização de todas as salas-bônus do jogo aqui no decorrer desse guia.

Chegando ao cenário Museum, depois que uma parte do teto desaba e Joel acaba se separando de Ellie e Tess, dê a volta e encontre-as. Ajude-as a se livrar dos infectados, e então poderá ter uma conversa opcional com a Tess e mais outra conversa opcional com a Ellie.

Ainda aqui no cenário Museum, há mais uma sala bônus. Vá até o refeitório do Museum, e encontrará uma porta trancada a faca. Destranque-a e pegue todo o conteúdo no interior dela.

Siga em frente com o jogo.

No capítulo 4, Bill's Town, haverá ao todo 11 artefatos, 3 pingentes de Vaga-Lume e mais 1 manual de treinamento. Assista o vídeo abaixo para descobrir a localização de cada um deles:


Fora os itens colecionáveis, há mais algumas coisas a serem ditas aqui nesse capítulo:

No cenário The Woods, o primeiro cenário do capítulo Bill's Town, assim que passar pela grade com a ajuda de Ellie, atravesse a rua e entre no bar. Aproxime-se da máquina de fliperama em um dos cantos. Ellie aparecerá, depois de um tempo, e demonstrará interesse pela máquina. Você poderão ter mais uma conversa opcional aqui.

Ainda em The Woods, saiba que há muito, mas muito o que explorar por aqui. E isso inclui uma sala-bônus, mais para a frente no cenário. Assim que passar pelo buraco na grande, siga em frente reto e pela esquerda, e desça para a parte mais abaixo. A porta azul à esquerda pode ser destrancada com uma faca, e é mais uma sala-bônus do game.

Ainda em The Woods, próximo ao caminhão danificado, encontrará um beco que leva à parte de trás das casas, onde há algumas armadilhas (até mesmo verá um estalador cair em uma dessas armadilhas, apenas como demonstração). Pois bem, do lado de trás dessa primeira casa, há mais uma sala-bônus cuja porta poderá destrancar com uma faca.

Chegando ao cenário Safehouse, dentro de um refeitório, procure nas mesas por um tabuleiro de xadrez. Poderá ter uma conversa opcional com a Ellie sobre o jogo.

Chegando ao cenário Graveyard, terá acesso a muitos e muitos itens. Suba até o sótão, e, em cima de uma bancada em um dos cantos, encontrará uma caixa de ferramentas. Adquira a caixa para conseguir o nível 1 de ferramentas. Agora, poderá tunar armas. Essas caixas de ferramenta são importantes para que possa realizar mais upgrades nas armas, o que irá interferir em um dos troféus do jogo. Há cinco caixas de ferramentas ao todo. Eu irei indicar a localização de todas as caixas de ferramentas do game, se bem que, caso esqueça alguma, aparecerão mais caixas não relacionadas em outras partes do cenário, então não se preocupe.

Mais para a frente, ainda no cenário Graveyard, chegará a uma casa cuja entrada fica diante de uma piscina vazia no quintal. Entre nessa casa e suba a escada, onde eles ficarão afastados de Bill, e Ellie irá chamar Joel para uma conversa particular. Trata-se de uma conversa opcional, então não deixe-a passar batido!

Chegando ao cenário High School Escape, enquanto Bill está perto de um carro na garagem de uma casa, vá até o quarto e pegue o documento (e artefato) Note from Frank em cima da escrivaninha. Volte até o Bill e entregue o documento para Bill, dando início a mais uma conversa opcional. Depois, você pode ter mais uma conversa opcional, desta vez com a Ellie, que se encontra dentro do carro.

No capítulo 5, Pittsburgh, haverá ao todo 17 artefatos, 3 pingentes de Vaga-Lume, 4 manuais de treinamento e ainda mais 4 gibis. Assista o vídeo abaixo para descobrir a localização de cada um deles:


Fora os itens colecionáveis, há mais algumas coisas a serem ditas aqui nesse capítulo:

No cenário Alone and Forsaken, o primeiro cenário do capítulo Pittsburgh, assim que passar por um portão de garagem que leva a uma sala com alguns corpos e tal, Ellie irá ficar espantada com alguns corpos. Vá até ela e tenha uma conversa opcional.

Ainda na mesma garagem do cenário Alone and Forsaken, encontrará a segunda caixa de ferramentas do jogo, ao lado do portão da garagem, chegando ao nível 2.

Ainda nesse local, na estante, encontrará mais um novo item, a Smoke Bomb, ou bomba de fumaça. Esse item pode ser fabricado artesanalmente. O que nos leva a mais um troféu:

Let's Gear Up (Bronze)
Esse troféu será provavelmente o primeiro troféu que conseguirá liberar. Ele será liberado assim que tiver fabricado pelo menos uma vez cada item artesanal disponível no jogo. Aqui nesse ponto, ao obter a bomba de fumaça, terá acesso a todas as armas e itens artesanais no jogo. Agora, é só fazer uma de cada no menu de misturas para conseguir o troféu. Há seis itens ao todo, e todos eles podem ser produzidos usando elementos que podem ser encontrados pelos cenários do jogo. A Arma de corte é feita misturando uma arma de corpo-a-corpo qualquer, uma lâmina e uma fita. As facas são feitas misturando lâmina e fita. O kit médico e o coquetel molotov são ambos feitos com trapos e álcool. A bomba de pregos é feita com lâmina e explosivos, e por fim a bomba de fumaça é feita com explosivos e açúcar. Assim que produzir pelo menos um de cada item artesanal, o troféu estará garantido.

Siga em frente.

Ainda em Alone and Forsaken, após passar por um rombo em uma grade, siga pela estrada. Passando pelo ônibus, Ellie começará a assoviar. Aproxime-se do carro batido ao lado do ônibus e espere por Ellie. Quando ela se aproximar do corpo no asfalto, poderá ter uma conversa opcional.

Logo mais à frente, na parte em que três oponentes humanos aparecem em cima de um ônibus, primeiro mate-os. Agora, não siga em frente no game. Fique por aqui mesmo, zanzando em torno do local. Não suba no ônibus para avançar no game. Se permanecer aqui por tempo suficiente (cerca de um minuto), Ellie irá retirar um livrinho de piadas do bolso, e aparecerá a opção de pressionar ▲ perto dela. Faça isso, e ela começará a ler algumas piadas. Fique parado e ouça as piadas até o fim. Por incrível que pareça, esse momento curioso irá contribuir para um troféu mais para a frente no game. Portanto, ouça todas as piadas que Ellie contar. Ela só contará piadas em cinco momentos específicos, e eu indicarei a localização de cada um deles. Depois que as piadas de Ellie terminarem, siga em frente com o game.

Após passar por cima do ônibus e chegar à zona de quarentena, olhe em uma das paredes e encontrará uma mensagem pichada: "Stop feeding us lies! Give us our rations!". Após ver a mensagem, espere Ellie ver a mensagem também, e então poderá ter uma conversa opcional.

Ainda no cenário Alone and Forsaken, no interior da livraria Kingston, primeiro se preocupe em eliminar todos os inimigos da área (eles aparecerão em ondas de vários inimigos, fique esperto). Depois que limpar a área, vamos explorar. Há uma sala-bônus no segundo andar, em um canto escuro ao lado da cafeteria. Destranque a porta com uma faca e entre para pegar o conteúdo.

Também nessa área da livraria Kingston, caso espere mais um pouco pelo local, Ellie irá tirar seu livrinho de piadas e contar mais algumas piadas para você. Aguarde ela contar até o final antes de seguir em frente.

Ainda no cenário Alone and Forsaken, só que, saindo da livraria Kingston pelos fundos, chegará a uma parte alagada. Vá para a parede da esquerda e encontrará uma porta marcada com um X vermelho. Trata-se de uma sala-bônus cuja porta pode ser destrancada com uma faca.

Aproveitando esse local, repare no cartaz com uma modelo bem magra na parede da esquerda, perto da porta marcada com X vermelho. Aproxime-se do cartaz e Ellie irá querer falar sobre o assunto. Tenha mais essa conversa opcional, sobre o padrão de beleza feminino antes do caos.

Logo após essa conversa opcional, não se afaste daqui, não atravesse a parte alagada. Fique aqui mesmo, parado, e observe Ellie. Ela ficará caminhando, para lá e para cá. Depois de algum tempo, ela irá parar de andar e ficar parada. Agora sim, aproxime-se dela e ela irá contar mais algumas piadas de seu livro de piadas. Depois disso, pode seguir em frente.

Chegando ao cenário Hotel Lobby, vá até o final do caminho na parte esquerda. Pule o balcão e examine a máquina de café para mais uma conversa opcional.

Ainda em Hotel Lobby, encontrará um cofre em um escritório em um dos cantos do hotel. O documento que possui a senha do cofre se encontra no segundo andar. Pegue a escada deixada em um dos cantos do local e deposite-a no ponto indicado pela Ellie. Suba e vá para a direita, e Joel irá se esgueirar pelo local, chegando a uma parte até então inacessível do segundo andar. O documento que abre o cofre está aqui. Pegue-o, desça e abra o cofre. Após abrir o cofre, suba a escada para o local onde está Ellie. Ela irá lhe chamar para mais piadas. Ouça todas as piadas antes de seguir em frente.

Mais para a frente, chegando ao terceiro andar do hotel, após passar por uma rachadura no solo, passe pela parede quebrada para um banheiro destruído. Aproxime-se da banheira no qual há um corpo, e poderá ter mais uma conversa opcional com Ellie.

Siga em frente. Ainda no hotel, chegando ao saguão de festas (onde fica o piano), se aproxime do painel de paisagem rasgado em um dos cantos para mais uma conversa opcional com Ellie.

Chegando em Financial District, após a parte em que Ellie banca a franco-atiradora, procure no local por uma árvore no qual há um homem enforcado. Chame Ellie para ter uma conversa opcional.

Ainda em Financial District, ao lado de um veículo militar blindado, encontrará um banco improvisado como depósito de rações. No interior desse edifício, na parte dos fundos, há uma sala-bônus que pode ser acessada arrombando a porta com uma faca.

Mais para a frente, após passar por uma escada de incêndio, descerá do outro lado da rua, ao lado de um colégio militar. Ellie irá se lembrar de ter estudado também em um colégio militar. Aproxime-se dela e tenha mais uma conversa opcional.

Ainda na mesma rua do colégio militar, perto da parede oposta, encontrará um cartaz sobre o filme Dawn of the Wolf, Part 2. Espere Ellie ver o cartaz e tenha mais uma conversa opcional sobre cinema.

Chegando ao cenário Escape the City, após encontrar Henry e Sam, saia do apartamento e desça um lance de escadas. Um andar abaixo, poderá destrancar a porta de mais uma sala-bônus com uma faca. Pegue todo o conteúdo.

No capítulo 6, The Suburbs, haverá ao todo 10 artefatos, 4 pingentes de Vaga-Lume, 2 manuais de treinamento e 2 gibis. Assista o vídeo abaixo para descobrir a localização de cada um deles:


Fora os itens colecionáveis, há mais algumas coisas a serem ditas aqui nesse capítulo:

No cenário The Sewers, o primeiro cenário do capítulo The Suburbs, haverá um momento em que precisará ajudar Ellie, Henry e Sam a atravessar uma parte completamente alagada. Após ajudar todos a atravessarem e ser ajudado por Henry a subir na plataforma, siga pelo corredor e encontrará uma porta aberta à esquerda. Entre na salinha para encontrar uma caixa de ferramentas. Agora, estará no nível 3. Siga em frente.

Chegando ao cenário Suburbs, encontre uma casa cuja parede possui um imenso aviso dizendo "I have a Gun! U loot, I shoot!". Entre no rombo na parede bem ao lado do aviso, entrando em uma cozinha. Fique parado aqui no local, e verá Henry e Ellie conversarem um pouco sobre como era a vida antes da epidemia. Depois disso, vá para a casa defronte essa, onde está escrito "I'm armed, no trespassing". Haverá uma conversa opcional com Henry nesse ponto. Mais para a frente, descendo a ladeira, Ellie e Sam encontrarão um caminhão de sorvete. Poderá ter, aqui, mais uma conversa opcional sobre o caminhão de sorvete e a vida antes da epidemia com a Ellie.

Adiante do caminhão de sorvete, há uma casa à esquerda do qual pode entrar. Entre e suba a escada até o último andar. Ellie e Sam começarão a brincar de dardos no primeiro andar. Volte e brinque com eles de dardos para valer como conversa opcional.

Agora, continue descendo a ladeira. Encontrará um simbolo dos Vaga-Lumes na parede da esquerda. Após ver o símbolo, haverá uma pequena conversa com Henry, e então, fique parado alguns instantes aqui mesmo. Em breve, Ellie irá tirar seu livrinho de piadas para mais uma seção de piadas. Essa será a quinta e a última do game. Após ela contar as piadas (até mesmo o Sam entra na brincadeira), siga em frente.

That's All I Got (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que ouvir todas as piadas que Ellie tem para contar. São cinco conjuntos de piadas ao todo, que podem ser ouvidos em determinados momentos-chave do jogo, quatro deles no capítulo 5, Pittsburgh, e mais uma vez no capítulo 6, The Suburbs. Para ouvi-los, são necessários alguns requisitos. Indiquei a localização de cada conjunto de piadas no decorrer do game, então, se ouviu todas até aqui, terá conseguido liberar esse troféu. Qualquer dúvida, assista o vídeo abaixo:


Siga em frente com o game.

No capítulo 7, Tommy's Dam, haverá ao todo 2 artefatos, 2 pingentes de Vaga-Lume, 1 manual de treinamento e 2 gibis. Assista o vídeo abaixo para descobrir a localização de cada um deles:


Fora os itens colecionáveis, há mais algumas coisas a serem ditas aqui nesse capítulo:

No cenário Hydroeletric Dam, o primeiro cenário do capítulo Tommy's Dam, suba o lance de escadas. A primeira porta azul à direita é uma sala-bônus, e você pode destrancar a porta usando uma faca.

Após trabalhar em conjunto com a Ellie para atravessarem a represa, Ellie irá cumprimentar Joel com um toque especial. Cumprimente-a para valer como uma conversa opcional. Além disso, assim que estiver do outro lado da represa, vá para o matinho à esquerda e pule o tronco de árvore caído. Encontrará uma cova infantil marcada por um ursinho de pelúcia, e poderá ter mais uma conversa opcional aqui.

Dentro da hidroelétrica, Ellie irá acariciar alguns cavalos. Converse com ela após isso para valer como uma conversa opcional.

Mais para a frente, enquanto estiver fazendo um tour pelo local com o Tommy, na parte dos geradores, será chamado por uma garota na parte direita. Tenha uma conversa opcional com ela.

No capítulo 8, The University, haverá ao todo 9 artefatos, 5 pingentes de Vaga-Lume, 2 manuais de treinamento e 1 gibi. Assista o vídeo abaixo para descobrir a localização de cada um deles:


Fora os itens colecionáveis, há mais algumas coisas a serem ditas aqui nesse capítulo:

No cenário Go Big Horns, o primeiro cenário do capítulo The University, assim que pular uma grade de contenção com o cavalo, olhe para a parede da esquerda e verá uma imagem imensa do mascote do time da universidade, Big Horns. Terá uma conversa opcional com a Ellie.

Mais para a frente, chegando a uma espécie de parque central do campus, vá para o outro lado da universidade. Procure bem, pelas paredes, e encontrará um símbolo dos Vaga-Lumes. Tenha mais uma conversa opcional com a Ellie nesse momento.

Assim que conseguir entrar pela rachadura na parede, estará no cenário Science Building. Siga em frente pelo corredor à esquerda. Vá até o final, e, passando por uma máquina de refrigerantes, bem no final mesmo do corredor, encontrará mais uma sala-bônus. Arrombe a porta com uma faca e entre para pegar o conteúdo.

Ah, e, aqui dentro dessa mesma sala-bônus, encontrará, em cima da mesa, mais uma caixa de ferramentas. Essa irá lhe permitir fazer upgrades de nível 4 nas armas.

Chegando ao segundo andar do local, procure na pilha de caixas por uma prancheta que pode ser lida. Leia-a, e ela dará início a uma breve conversa opcional. Siga em frente no game.

No capítulo 9, Lakeside Resort, haverá ao todo 12 artefatos, 2 pingentes de Vaga-Lume, 1 manual de treinamento e 2 gibis. Assista o vídeo abaixo para descobrir a localização de cada um deles:


Fora os itens colecionáveis, há mais algumas coisas a serem ditas aqui nesse capítulo:

Em The Hunt, primeiro cenário do capítulo Lakeside Resort, dentro do local em que fica aprisionado com David e tem de enfrentar vários monstros, em um dos cantos do local, após um lance de escadas, encontrará um corpo. Cheque-o para mais uma conversa opcional.

Chegando ao cenário Cabin Resort, após passar pelo posto de gasolina, com Joel, atravesse a rua coberta de neve e encontrará um motel. Entre pela porta escancarada ao lado de uma caminhonete parada, e vá para o outro lado, pulando a janela que leva ao beco dos fundos. A porta de madeira à esquerda leva a uma sala-bônus, e, como sempre, pode ser destrancada com uma faca.

No capítulo 10, Bus Depot, haverá ao todo 3 artefatos, 3 pingentes de Vaga-Lume, 1 manual de treinamento e 2 gibis. Assista o vídeo abaixo para descobrir a localização de cada um deles:


Fora os itens colecionáveis, há mais algumas coisas a serem ditas aqui nesse capítulo:

No cenário Highway Exit, o primeiro cenário do capítulo Bus Depot, vá seguindo pelo local. Joel irá falar com Ellie, tentando incentivá-la, animá-la. Ele até propõe ensiná-la a tocar violão e tal. Mas, como ela não responde, você pode iniciar uma conversa opcional com ela ainda no caminho. Apenas mantenha-se perto dela, para quando o balão indicativo aparecer.

Mais para a frente, Ellie irá parar diante de um anúncio de propaganda de uma companhia aérea, e falará sobre seu sonho de voar um dia. Comece outra conversa opcional com ela aqui.

Essa conversa opcional é obrigatória. Dentro do saguão, terá de chamar Ellie para que ela pegue uma escada no alto de uma plataforma. Mas ela não irá lhe ouvir a princípio. O simples fato de ter de chamar Ellie já é considerado uma conversa opcional.

Ainda no cenário Highway Exit, siga em frente até o momento em que verá algumas girafas andando pelo local. Aqui, procure por uma tenda militar aberta em uma das laterais do cenário. No interior da tenda, em cima da mesa, encontrará mais uma caixa de ferramentas. Essa será a quinta e última caixa de ferramentas do jogo, e ela lhe permitirá chegar ao nível 5, podendo assim fazer todos os upgrades possíveis nas armas. Siga em frente.

No segundo andar do zoológico, estará bem próximo de algumas girafas, que estarão comendo plantas bem perto. Aproxime-se das girafas para acariciá-las e começar mais uma conversa opcional com Ellie.

No terraço do mesmo zoológico, terá uma bela vista para um campo povoado por girafas. Ellie estará apreciando a vista, e você poderá começar mais uma conversa opcional aqui.

Por fim, quando estiver passando por um ônibus, Ellie lhe chamará. Ela virá para dar a Joel a foto da filha dele, Sarah, que ela encontrou. Essa é a última conversa opcional do jogo, o que nos rende um troféu:

I Want to Talk About It (Prata)
Esse troféu de prata será liberado quando realizar todas as 37 conversas opcionais do jogo. Eu indiquei, no decorrer do guia, a localização de todas as conversas opcionais obrigatórias para esse troféu. Há várias outras, além das que eu informei, mas elas não contam para esse troféu e podem, portanto, ser ignoradas. Se acompanhou o guia até aqui, e realizou todas as conversas opcionais indicadas, então esse troféu deverá ter sido liberado após a última conversa opcional acima. Caso negativo, então esqueceu alguma conversa opcional, mas poderá tentar de novo na segunda jogatina (preste mais atenção). Se não entendeu alguma explicação que eu dei sobre a localização de alguma conversa opcional, não tem problema, assista o vídeo abaixo, que mostra com maiores detalhes cada conversa opcional:


Siga em frente.

Chegando ao cenário Underground Tunnel, encontrará uma viatura quebrada ao lado de um caminhão vermelho semi-destruído. Suba no caminhão para encontrar o último manual de treinamento do jogo, o que lhe renderá um troféu:

I Got This (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que conseguir coletar todos os manuais de treinamento. Há 12 manuais de treinamento ao todo, espalhados pelos cenários do game. Eu indiquei a localização de todos eles no decorrer do nosso guia, portanto, se acompanhou nosso guia desde o começo, deverá liberar esse troféu ao adquirir o último manual de treinamento, em cima de um caminhão no capítulo 10, Bus Depot.

Siga em frente no game.

Ainda no cenário Underground Tunnel, após o trecho alagado do túnel, passe pela porta que Ellie ajuda a abrir. Do outro lado, entre na porta, e, no corredor, vire à direita. Encontrará uma sala-bônus cuja porta pode ser destrancada com uma faca.

No capítulo 11, The Firefly Lab, haverá ao todo 4 artefatos e 3 pingentes de Vaga-Lume. Assista o vídeo abaixo para descobrir a localização de cada um deles:


Fora os itens colecionáveis, há mais algumas coisas a serem ditas aqui nesse capítulo:

No capítulo The Firefly Lab, só há um cenário, o Hospital. Assim que subir as escadas do sexto andar, pule sobre o balcão para encontrar uma porta trancada que leva a uma sala-bônus. Você pode destrancar a porta usando uma faca para entrar e pegar o conteúdo. Essa é a 13º e última sala-bônus do jogo, o que nos rende um troféu:

Master of Unlocking (Bronze)
Para conseguir liberar esse troféu, precisará ter destrancado todas as 13 salas secretas do jogo, as salas que ficam trancadas e só podem ser arrombadas usando uma faca. Eu ensinei a destrancar todas as salas desse tipo no decorrer do jogo, então, se veio acompanhando meu guia desde o princípio, deverá já ter destrancado todas essas salas e conseguido liberar esse troféu a essa altura. Caso tenha perdido alguma sala  e não tenha entendido alguma explicação minha referente à sua localização, assista o vídeo abaixo, que mostra com detalhes a localização de todas essas salas secretas na ordem em que aparecem:


E tem mais: aqui mesmo, dentro dessa sala-bônus que acabou de destrancar, encontrará mais um pingente de Vaga-Lume. Pegue-o. Esse é o último pingente de Vaga-Lume do game, e, se pegou todos os outros pingentes no decorrer do jogo, até aqui, então liberará mais um troféu:

Look for the Light (Prata)
Esse troféu será liberado assim que conseguir coletar todos os pingentes de Vaga-Lume. Há 30 gibis ao todo, espalhados pelos cenários do game. Eu indiquei a localização de todos eles no decorrer do nosso guia, portanto, se acompanhou nosso guia desde o começo, deverá liberar esse troféu ao adquirir o último pingente de Vaga-Lume que fica na sala bônus do capítulo 11, The Firefly Lab.

Siga em frente com o game.

Após passar pela porta no qual Joel usa um carrinho para bloquear a passagem posteriormente, nesse momento entre na primeira porta da direita. Na mesa atrás da maca, encontrará o último documento do jogo, um gravador. Isso deverá liberar o seguinte troféu:

It Was All Just Lying There (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que conseguir coletar todos os artefatos. Há 85 artefatos ao todo, espalhados pelos cenários do game. Eu indiquei a localização de todos eles no decorrer do nosso guia, portanto, se acompanhou nosso guia desde o começo, deverá liberar esse troféu ao adquirir o último artefato que fica no capítulo 11, The Firefly Lab.

Agora, siga em frente com o jogo.

No capítulo final do jogo (que mais parece um epílogo), Jackson, haverá ao todo apenas 1 gibi. Assista o vídeo abaixo para descobrir a localização desse último colecionável:


Coletando esse gibi, deverá liberar mais dois troféus. Vamos a eles:

Endure And Survive (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que conseguir coletar todos os gibis. Há 14 gibis ao todo, espalhados pelos cenários do game. Eu indiquei a localização de todos eles no decorrer do nosso guia, portanto, se acompanhou nosso guia desde o começo, deverá liberar esse troféu ao adquirir o último gibi do game, no capítulo 12, Jackson.

Scavenger (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que conseguir todos os itens colecionáveis do game. Isso quer dizer todos os 141 itens colecionáveis: todos os 85 artefatos, os 30 pingentes de Vaga-Lume, os 14 gibis e os 12 manuais de treinamento. Eles se encontram espalhados pelos cenários, e eu indiquei a localização de todos eles no decorrer do guia. Como cara item colecionável possui seu próprio troféu, então já deverá ter liberado diversos troféus no decorrer do game conforme eles eram completados. E, assim que conseguiu o último gibi, que era o item que faltava na nossa coleção, esse troféu especial aqui deverá ter sido liberado.

Agora, é só seguir em frente e fechar o game de uma vez!

Após fechar o game, deverá liberar o seguinte troféu:

No Matter What - Easy (Bronze)
Esse troféu será liberado assim que fechar o jogo na dificuldade Easy. Como eu recomendei que fechasse pela primeira vez na dificuldade Easy, então esse deverá ser o primeiro troféu relacionado a dificuldades a ser liberado.

Bem, após fechar o game pela primeira vez, chegou a hora de jogar novamente. O modo New Game + foi liberado, e, nesse modo, é possível jogar o game desde o começo, mas mantendo os upgrades e habilidades já adquiridos no jogo anterior, de modo que alguns troféus se tornam bem mais fáceis de se adquirir. Para adiantar ainda mais a platina, podemos rejogar no modo New Game + na dificuldade Survivor, a mais difícil do jogo, de modo a se conseguir mais alguns troféus.

Porém, a dificuldade Survivor não foi liberada ainda no modo New Game +. Há um truque que podemos fazer para ajudar a liberar a dificuldade Survivor no modo New Game +. Primeiramente, apague quaisquer patches que possa ter instalado. Isso vai ajudar a fazer funcionar esse truque. Agora, só o que precisa fazer é escolher New Game +, e então escolher começar desde o capítulo 1, Hometown, na dificuldade Easy mesmo. Jogue o primeiro capítulo inteiro, salve o jogo e volte ao menu principal. Escolha New Game +, e escolha começar novamente no capítulo 1, Hometown. No entanto, desta vez, deverá aparecer a opção de escolher a dificuldade do jogo, e a dificuldade Survivor estará agora disponível. Isso é um glitch, mas podemos usá-lo a nosso favor. Escolha o modo Survivor e siga em frente a partir daqui. Assim, irá matar dois coelhos com uma cajadada só: irá adquirir o troféu da dificuldade Survivor, além de todos os troféus relacionados ao modo New Game +, ao mesmo tempo em que já terá adiantado alguns recursos para outros troféus do game. Esse é um glitch famoso do game, e funciona mesmo. Caso tenha alguma dúvida sobre como fazê-lo funcionar, assista o vídeo abaixo:


Bom, agora que está jogando o modo New Game + na dificuldade Survivor, vamos em frente.

A princípio, saiba que o modo Survivor é o modo de dificuldade mais difícil do game. A maior diferença é que não há modo de escuta, ou seja, não terá como pressentir a presença de inimigos próximos e nem de enxergar por trás da parede. Os recursos também estarão bem mais limitados. Os inimigos terão uma audição mais sensível e enxergarão em uma distância maior. Mas eles não estarão mais resistentes e nem em maior número, portanto, é apenas uma questão de saber contornar as situações do jogo sem ter o modo de escuta à sua disposição. Basta ter paciência e determinação.

Além do mais, já que estamos aqui, vamos nos preocupar com outros troféus que também podem ser adquiridos no modo New Game +:

Everything We've Been Through (Prata)
Esse troféu de prata será liberado quando incrementar todos os atributos de Joel. Ao jogar pela primeira vez na dificuldade Easy, deverá já ter realizado diversos incrementos em Joel. E, ao jogar no modo New Game +, esses incrementos já estarão disponíveis desde o começo. Ou seja, só o que precisa fazer é conseguir os incrementos que não conseguiu antes. O preço de cada um estará diferente, mas, como já deve ter conseguido mais da metade, não encontrará problemas para terminar os incrementos que faltam. Até porque o incremento de melhoria no modo de escuta não estará disponível (não há modo de escuta na dificuldade Survivor) e a melhoria de maestria com facas não é preciso pro troféu, então pode desconsiderá-lo (a menos, claro, que faça questão de ter essa habilidade). Assim que conseguir incrementar todas as habilidades, o troféu será liberado.

For Emergencies Only (Ouro)
Esse troféu de ouro é liberado quando conseguir realizar todos os upgrades de todas as armas do jogo. Você pode realizar upgrades em qualquer bancada de ferramentas do jogo. Ao jogar no modo New Game +, terá de coletar as armas novamente, na mesma ordem e no mesmo local que as coletou no modo New Game, mas saiba que os upgrades que já realizou no modo anterior irão persistir para esse novo modo. As armas já virão com os upgrades já realizados, e só precisará fazer o restante. Será preciso a quantia de exatamente 2510 peças para poder tunar tudo. Mesmo que já tenha a quantia necessária de peças, terá de esperar prosseguir na história até pelo menos o capítulo 8, The University, onde conseguirá a última arma do jogo, o lança-chamas, ou ainda o capítulo 10, Bus Depot, onde conseguirá a caixa de ferramentas de nível 5, caso precise para alguns upgrades. De qualquer forma, assim que conseguir tunar todos os upgrades de todas as armas do jogo, esse troféu será liberado.

São apenas esses os troféus que podemos ir adiantando no modo New Game +. Agora, é só seguir em frente normalmente até fechar o jogo mais uma vez.

The Last of Us - Survivor + (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que fechar o jogo na dificuldade Survivor, especialmente no modo New Game +. Se seguiu minha recomendação e jogou a segunda jogatina nessa dificuldade e nesse modo, então terá conseguido já esse troféu.

E também deverá conseguir um monte de outros troféus:

No Matter What - Normal (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que fechar o jogo na dificuldade Normal. Ele será liberado automaticamente quando fechar o jogo na dificuldade Survivor.

No Matter What - Hard (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que fechar o jogo na dificuldade Hard. Ele será liberado automaticamente quando fechar o jogo na dificuldade Survivor.

No Matter What - Survivor (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado assim que fechar o jogo na dificuldade Survivor. Ele será liberado automaticamente quando fechar o jogo na dificuldade Survivor no modo New Game +.

The Last of Us - Easy + (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que fechar o jogo na dificuldade Easy no modo New Game +. Ele será liberado automaticamente quando fechar o jogo na dificuldade Survivor no modo New Game +.

The Last of Us - Normal + (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que fechar o jogo na dificuldade Normal no modo New Game +. Ele será liberado automaticamente quando fechar o jogo na dificuldade Survivor no modo New Game +.

The Last of Us - Hard + (Prata)
Esse troféu de prata será liberado assim que fechar o jogo na dificuldade Hard no modo New Game +. Ele será liberado automaticamente quando fechar o jogo na dificuldade Survivor no modo New Game +.

Isso mesmo: 7 troféus liberados de uma só vez! Com apenas duas jogatinas, uma no modo New Game e outra no modo New Game + na dificuldade Survivor, irá liberar todos esses troféus, relacionados a todas as dificuldades do jogo. Simples, não?

Bom, agora que já adquiriu todos os troféus relacionados ao modo Single Player, só resta mais alguns troféus do modo Multiplayer Online, chamado de Factions, para platinar o jogo. É a última parte que falta, mas ao mesmo tempo, ela irá consumir bastante tempo. Vamos lá!

Knowing the Basics (Bronze)
Bem, o modo online é composto por dois modos de jogo. O Supply Raid é bem no estilo Team Deathmatch, dois grupos de 4 pessoas se enfrentando, quem chegar a 20 mortes primeiro vence. Já o modo Survivors é bem semelhante ao estilo Elimination, no qual dois grupos de 4 pessoas se enfrentam e vence quem ganhar 4 rounds. Seu primeiro troféu online será bem simples: só o que precisa fazer é vencer um duelo em cada modo. Vença um duelo no modo Supply Raid e um no modo Survivors.

Antes de darmos continuidade aos troféus do modo online, vamos a algumas explicações:

Agora a coisa começa a ficar séria. Você possui dois grupos do qual pode se filiar: Hunter ou Firefly. Há pouquíssimas diferenças, em sua maioria irrelevantes, para os dois lados. Há um troféu para cada grupo, portanto, para platinar, terá de completar a missão dos dois lados. Vamos começar pelos Hunters. Pois bem, há uma missão a ser cumprida, e a missão é a seguinte: sobreviver por 12 semanas com um acampamento de sobreviventes, sem ser destruído. Você nunca poderá ficar sem nenhum sobrevivente: basta manter pelo menos um sobrevivente vivo até o final da 12º semana, e pronto, completará a missão. Só que não é tão fácil assim.

Os sobreviventes carecem de suprimentos para viver. Você adquire suprimentos no decorrer dos duelos, após matar oponentes ou acumulando muitos pontos. Você até pode usar os suprimentos durante o duelo para comprar munição ou colete, mas isso não interferirá no valor total da fase: pode gastar à vontade, que o que conta é o total adquirido, não o que restou ao final. Dependendo do número de sobreviventes, você possui uma meta diária de suprimentos para adquirir. Ultrapassar a meta de suprimentos lhe permitirá chamar ainda mais sobreviventes, mas ao mesmo tempo também aumentará a quantia necessária por dia dali em diante. Atingir abaixo da meta fará com que alguns de seus sobreviventes fiquem famintos, morram ou mesmo sejam infectados, o que pode colocar em risco todo o grupo.

Além disso, há missões obrigatórias que precisam ser cumpridas. Essas missões exigem uma meta, e você tem que cumpri-las em troca de algum benefício ou prejuízo. Você escolhe a meta a ser cumprida (número de atordoamentos, execuções, ressurreições, e por aí vai). Cada vez que escolhe novamente a mesma meta, ela vai ficando maior e mais difícil, então alternar requisitos pode ser interessante. Irá passar por diversas missões assim no decorrer da trajetória, tanto como Hunter quanto como Firefly. Algumas missões são benéficas (quanto melhor for seu desempenho, mais sobreviventes conseguirá ao final), enquanto outras são completamente prejudiciais (quanto pior for seu desempenho, mais sobreviventes perderá podendo perder uma boa porcentagem do total).

Um conselho que eu dou sobre as missões: deixe os requisitos mais fáceis para você para os momentos mais complicados do game. Isso mesmo. De início, enfrentará missões simples, mas, mais para o final, terá de passar por missões realmente perigosas, em que pode colocar tudo a perder. Deixe os requisitos mais fáceis para essas situações. Se você é bom em marcar adversários com R3, por exemplo, deixe o requisito "número de marcações" para as partes mais difíceis do jogo. Esse tipo de comportamento será muito útil, tenha isso em mente.

Outra coisa: Aconselho muito a escolher o modo Supply Raid, pois ele é mais completo e lhe permite enfrentar mais inimigos, permitindo assim melhores chances de bater algumas metas estabelecidas. Também saiba que terá de passar por 84 combates no decorrer de sua trajetória, tanto como Hunter quanto como Firefly. Caso não queira jogar todas as partidas, há um modo de "fazer o tempo passar mais rápido". É uma forma de enganar o sistema. Assim que entrar em um confronto, pode apertar START e pedir para sair. Simples assim. É lógico, irá obter 0 suprimentos, e tal, mas pelo menos passará um dia da missão em questão de segundos. Poderá fazer isso quantas vezes quiser, apenas saiba que seu grupo ficará mais enfraquecido. Com 0 suprimentos, pouco a pouco irá perder sobreviventes pro grupo, que começarão a morrer, ficar com fome e infectados. Tome cuidado para não "pular" todos os confrontos. Não aconselho a pular nenhuma partida, apenas faça isso se estiver realmente querendo adiantar ao máximo a platina. Vá pulando uma ou outra partida, e, claro, nem pense em pular partidas de missões importantes.

Tendo dito isso, vamos agora aos troféus:

Populace (Bronze)
Para liberar esse troféu de prata, seu objetivo, por ora, é acumular sobreviventes. Terá de ter pelo menos 40 sobreviventes em seu acampamento. Não é nem um pouco difícil. Já no começo da missão, seja como Hunter ou Firefly, terá algumas missões benéficas que aumentam consideravelmente a população de seu grupo. É claro que dependerá de seu desempenho, mas, mesmo que não seja lá tão bom assim, não deverá encontrar dificuldades para chegar a 40 sobreviventes. A média básica dos jogadores, ao final da terceira semana, é de 45 a 50 sobreviventes no grupo, só para ter uma noção de que não é tão difícil quanto parece.

Hunter (Ouro)
Para liberar esse troféu de ouro, precisará terminar toda a trajetória pelo lado dos Hunters. Isso quer dizer sobreviver a todas as 12 semanas. Como cada partida equivale a um dia e cada semana leva 7 dias, ou seja, 7 partidas, isso quer que precisa jogar 84 partidas ao todo. O importante, aqui, é não perder todos os sobreviventes do grupo. Tem que ter pelo menos um sobrevivente no grupo ao final do 84º dia. Sendo assim, não precisa se preocupar muito com seu desempenho na maioria das partidas. Pode tentar lutar para ter o maior número de sobreviventes possível, claro, mas não fará diferença para o troféu. O maior problema será outro: as missões "fatais". A missão fatal é aquela que possui uma condição: se a meta não for cumprida, perderá 100% da sua população. Ou seja: se não cumprir a meta, irá falhar e terá de recomeçar tudo de novo. Há 5 missões fatais ao todo, no decorrer das 12 semanas, e são essas as únicas missões que precisa realmente se preocupar e procurar bater as metas. As demais missões, mesmo as prejudiciais, podem ser negligenciadas sem grandes perigos. As 5 missões fatais ocorrem nas seguintes semanas: 6, 8, 10, 11 e 12. Fique atento, pois, quando essas missões aparecerem, não poderá jogar de qualquer jeito: terá de buscar sempre bater a meta estipulada. Falhar nessas missões fatais fará com que tenha de voltar desde o começo. Então, independentemente da quantia de sobreviventes que tenha, procure alcançar a meta da missão fatal para não perder todo mundo e falhar. Atentando-se a isso, será apenas uma questão de tempo enquanto passa pelo 84 confrontos até terminar a trajetória do grupo Hunter e conseguir esse troféu.

Firefly (Ouro)
Esse troféu de ouro será liberado após completar a trajetória pelo lado do Firefly. Bem, após completar a trajetória no lado Hunter, agora terá de fazer exatamente a mesma coisa pelo lado do Firefly. É basicamente igual, com a diferença sendo algumas missões diferentes. E será ainda mais fácil, já que estará mais forte, mais experiente e podendo carregar novas armas, itens e habilidades melhores. Basta seguir as mesmas dicas do modo Hunter e sobreviver às 84 partidas com pelo menos uma pessoa no seu grupo ao final, e liberará mais esse troféu.

It Can't Be For Nothing (Platina)
E, por fim, o troféu de platina do game! Assim que conseguir todos os troféus do jogo, tanto do modo offline quanto do modo online, irá conseguir esse troféu de platina! Parabéns, você platinou The Last of Us!